Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Accuracy of partial protocol to assess prevalence and factors associated with dental caries in schoolchildren between 8-12 years of age / Acurácia de um protocolo parcial para avaliar a prevalência da cárie dentária e fatores associados em escolares entre 8 e 12 anos de idade / Precisión del protocolo parcial para evaluar la prevalencia y factores asociados a la caries dental en escolares entre 8 y 12 años de edad

Dutra, Eduarda Rodrigues; Chisini, Luiz Alexandre; Cademartori, Mariana Gonzalez; Oliveira, Luísa Jardim Corrêa de; Demarco, Flávio Fernando; Correa, Marcos Britto.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 34(4): e00077217, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-889946
Resumo O estudo teve como objetivo testar a acurácia e a confiabilidade de um protocolo parcial (PP) para exame oral, envolvendo os primeiros molares permanentes. O estudo transversal foi realizado em duas etapas. Primeiro, foi feito um estudo transversal em uma amostra representativa de 1.211 crianças, usando o índice CPOD com um protocolo de boca completa (BC). O PP foi simulado a partir de dados de BC, usando apenas os dados dos primeiros molares permanentes. A segunda etapa foi realizada em 202 crianças examinadas por um examinador de padrão de ouro (BC) e três odontólogos usando o PP para avaliar a confiabilidade do mesmo. A acurácia do PP foi avaliada pela sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos e negativos. A confiabilidade inter- examinador, comparada com o examinador de padrão de ouro, foi avaliada através do índice kappa ponderado. A prevalência de cárie dentária, medida pelo índice CPOD, foi 32,4%, comparado com 30,2% para o PP. O PP apresentou sensibilidade alta (93,1%; IC95% 91,5-94,5), com magnitude semelhante nas medidas de associação dos fatores investigados. Quando comparados com o exame de BC (padrão de ouro), todos os examinadores obtiveram níveis altos de sensibilidade e especificidade (em torno de 90%). Os valores preditivos negativos foram mais altos do que os valores preditivos positivos para os examinadores. O estudo mostrou que o protocolo parcial envolvendo os primeiros molares permanentes é acurado e confiável enquanto ferramenta de triagem para avaliar a prevalência de cárie dentária e fatores associados em escolares.
Biblioteca responsável: BR1.1