Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of caries-affected dentin on one-step universal and multi-step etch-and-rinse adhesives' bond strength / Efeito da dentina cariada na resistência adesiva de um sistema adesivo universal e um de condicionamento ácido total

Müller, Clecila; Rosa, Gabriela Cauduro da; Teixeira, Gabriela Simões; Krejci, Ivo; Bortolotto, Tissiana; Susin, Alexandre Henrique.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 46(5): 273-277, Sept.-Oct. 2017. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-902675

Objetivo:

Avaliar a influência da dentina afetada na resistência de união de um sistema adesivo universal e de um adesivo de condicionamento ácido total acetonado. Material e

método:

As faces oclusais de 60 terceiros molares humanos, hígidos e cariados, foram removidas a fim de expor o substrato dentinário. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 6 grupos Single Bond Universal (3M Dental Products, Seefeld, Germany), nos protocolos de condicionamento total e autocondicionante, e Prime&BondNT (DentsplyDeTrey, Konstanz, Germany), em dentina hígida e afetada. A smearlayer de 30 espécimes de dentina hígida foi padronizada com lixas de granulação 600. A dentina residual infectada de 30 espécimes foi removida com uma broca carbide número 4 até que nada fosse detectável por uma inspeção clínica. Pinos de resina composta (Filtek Z350 XT, 3M ESPE, St. Paul, MN) foram construídos usando tubos de amido como matriz. O teste de microcisalhamento foi realizado em uma máquina universal de testes até que houvesse a fratura.

Resultado:

Diferenças significantes foram observadas na resistência de união apenas para os espécimes de dentina afetada. A resistência de união do Single Bond Universal não foi influenciada pelo protocolo de aplicação nos espécimes de dentina hígida, mas diminuiu para os espécimes de dentina afetada, enquanto que o desempenho da adesão do Prime&BondNT não foi influenciada pela condição dentinária.

Conclusão:

A dentina afetada reduziu a resistência de união do Single Bond Universal, em comparação à dentina hígida. A resistência de união do Prime & Bond NT não foi alterada pela condição dos substratos.
Biblioteca responsável: BR39.2