Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização do componente curricular Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba / Characterization of the curricular component Dentistry for Patients with Special Needs in the Dental courses of the state of Paraíba

Penha, Elizandra Silva da; Tenório, Danilo de Almeida; Fonseca, Fátima Roneiva Alves; Guênes, Gymenna Maria Tenório; Montagna, Erik.
Rev. ABENO ; 18(2): 13-19, maio 2018. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-907112
A regulamentação da especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais surgiu por meio da resolução 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com a lei nº 9.394/96, os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua estrutura curricular. Dessa forma, conteúdos relacionados à Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) poderão ou não estar presentes na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de OPNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas nos sítios web dos cursos. Foi possível coletar informações de nove dos onze cursos em funcionamento no estado. Em seis deles os conteúdos estavam presentes e a nomenclatura variava de uma instituição para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos avaliados e em cinco a abordagem era teórico/clinica, sendo que em um não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestres, com carga horaria média de 62,2 horas. Em 50% dos casos os conteúdos tinham conexão com outras disciplinas e em 60% funcionavam como disciplina independente. Conclui-se que os cursos de graduação em Odontologia do estado da Paraíba possuem, na sua maioria, a disciplina de OPNE em sua estrutura curricular. Não existe uma padronização quanto à nomenclatura, carga horária e período em que a mesma é ofertada (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1