Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da cirurgia bariátrica em obesos na condição periodontal: uma revisão sistemática de literatura / Periodontal status in obeses submitted to bariatric surgery: a systematic literature review

Coelho, Tayane da Rocha Costa; Cury, Patricia Ramos.
Periodontia ; 28(2): 19-23, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-908844

Introdução:

A cirurgia bariátrica é o procedimento de eleição para tratamento da obesidade mórbida. Além da satisfatória perda de peso, indivíduos submetidos a essa cirurgia também apresentam modificações da saúde sistêmica, incluindo a bucal. O objetivo desse estudo foi avaliar, através de uma revisão sistemática de literatura, os efeitos da cirurgia bariátrica na condição periodontal.

Metodologia:

Essa revisão utilizou como critérios de inclusão artigos recentes (últimos 06 anos), redigidos no idioma inglês e publicados em revistas internacionais indexadas ao PUBMED. Seis artigos foram elegíveis para síntese qualitativa. Discussão A cirurgia bariátrica teve impactos negativos na saúde periodontal, com aumento da profundidade de sondagem, do índice de sangramento e da severidade da doença periodontal. Muitos fatores como o desenvolvimento de problemas ósseos, vômitos, medicações, alterações psicológicas, entre outros foram considerados associados ao agravamento da doença periodontal.

Conclusão:

A análise desses estudos permite concluir que os indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica apresentaram uma piora das condições periodontais nos primeiros meses após a cirurgia. O cirurgião-dentista deve ser inserido no grupo de abordagem ao paciente obeso e acompanhá-lo durante o pré e todas as fases do pós-operatório, com o objetivo de reduzir os possíveis danos ao periodonto. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1