Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reliability of CBCT and Periapical Radiography Methods to Evaluate External Apical Root Resorption during Early Phase of Orthodontic Treatment / Confiabilidade dos Métodos de TCFC e Radiografia Periapical para Avaliar a Reabsorção Radicular Apical Externa Durante os Estágios Iniciais do Tratamento Ortodôntico

Lago, Giovani V; Fernandes, Thaís Maria Freire; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa Pedron; Almeida, Marcio Rodrigues; Ladewig, Victor de Miranda; Conti, Ana Claudia de Castro Ferreira.
J. health sci. (Londrina) ; 20(1)30/05/2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-909213
A reabsorção radicular apical externa - RRAE é um efeito indesejável associado ao movimento dentário induzido. O objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade de dois métodos radiográficos, a tomográfica computadorizada de feixe cônico - TCFC e a radiografia periapical (RP), para mensurar a RRAE. A amostra foi composta por 25 pacientes (média de idade de 18,02 ± 6,06 anos) com presença de apinhamento de moderado a severo. A RRAE foi verificada em RP e TCFC de incisivos superiores e inferiores em dois tempos (T1 ­ início do tratamento ortodôntico e T2 ­ seis meses após início do tratamento). As RRAE foi avaliada através de mensurações da diferença no comprimento dentário (T2-T1) de cada incisivo. Foram realizadas por dois examinadores previamente calibrados. Nas imagens obtidas pela TCFC, as medidas foram realizadas por meio do programa Dolphin (Chatsworth, Calif), já nas imagens das radiografias periapicais, no programa CorelDraw X5 (Ottawa, Candá). Os erros de medição intra e interexaminadores foram avaliados pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse - CCI. Os valores obtidos foram comparados utilizando o teste t de student com nível de significância de 5%. Os resultados da comparação entre T1 e T2, tanto para a RP (0.92mm) quanto para a TCFC (0.25mm), evidenciaram a presença de RRAE para todos os dentes mensurados, com diferença estatisticamente significante. Ambos os métodos são confiáveis para avaliar a RRAE aos 6 meses após início do tratamento ortodôntico, contudo a diferença de magnitude entre as medidas obtidas entre os métodos não justifica a solicitação de TCFC somente para este fim.(AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9