Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of Polyacrylic Acid Conditioning on the Longevity of Bonding of Self - Adhesive Resin Cement to Dentin / Efeito do Condicionamento com Ácido Poliacrílico na Longevidade da Adesão de Cimento Resinoso Autoadesivo à Dentina

Simões, Tânia Christina; Rubim, Maynara Gongora; Carvalho, Rodrigo Varella de; Sá, André Tomazini Gomes de; Berger, Sandrine Bittencourt; Torres, Wagner Alberto Madallozo; Moura, Sandra Kiss.
J. health sci. (Londrina) ; 20(2)30/06/2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-909330
A adesão de pino de fibra de vidro com cimento resinoso autoadesivo à dentina é controversa. Foi objetivo avaliar o efeito do condicionamento da dentina com ácido poliacrílico na longevidade da adesão de cimento resinoso autoadesivo. Trinta e seis raízes de pré-molares uni radiculados foram divididas em 3 grupos (n=12) ARC ScotchBond Multi Purpose + RelyX™ARC; U RelyX™U200; PU Ácido poliacrílico 11,5% + RelyX™U200. Após condicionamento da dentina, o cimento resinoso e o pino de fibra de vidro foram inseridos, fotoativados por 60s (1200mw/cm2 ) e armazenados em água destilada (24h/37ºC). Dois discos de dentina de 1 mm de espessura foram obtidos de cada terço radicular e testados em push-out (0.5mm/min) após 24 houras e 6 meses. Para análise estatística, os dados dos terços radiculares foram agrupados e resistência adesiva (em MPa) analisada por Análise de Variância de dois fatores e teste de Tukey a 5%. O poder do teste foi calculado. A adesão de the U após 6 meses foi maior que a de PU nos dois períodos (p<0,001). Não houve diferença para o fator tempo (p=0,153) nem para a interação tratamento x tempo (p=0,090). Fraturas adesivas prevaleceram entre cimento e dentina. O poder do teste calculado foi de 0,97. A adesão do RelyX™U200 foi influenciada pelo pré-tratamento da dentina com ácido poliacrílico e a adesão de todos os grupos se manteve estável até 6 meses. (AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9