Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores maternos relacionados à alta frequência de consumo de sacarose por crianças acompanhadas por um programa de atenção odontológica materno-infantil nos dois primeiros anos de vida / Maternal factors related to the high frequency of sucrose intake by children followed-up by a maternal and child dental care program in the first two years of life

Hartwig, Andréia Drawanz; Romano, Ana Regina; Pappen, Fernanda Geraldo; Azevedo, Marina Sousa.
RFO UPF ; 23(2): 173-179, 24/10/2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-947654

Objetivo:

avaliar se os hábitos alimentares maternos relatados durante a gestação influenciam a ingestão de sacarose das crianças nos primeiros dois anos de vida. Sujeitos e

método:

participaram da pesquisa 204 díades mãe-filho acompanhadas por um programa de atenção odontológica materno-infantil em uma cidade no sul do Brasil. As variáveis independentes foram obtidas por meio dos prontuários odontológicos disponibilizados pelo programa. Os hábitos alimentares maternos foram coletados durante a gestação e a ingestão diária de sacarose pelas crianças foi baseada em um questionário alimentar de frequência, dicotomizado em < 4 vezes/ dia e ≥ 4 vezes/dia. A análise multivariada foi realizada com modelos de regressão de Poisson, com variância robusta para estimar a razão de prevalência e os intervalos de confiança de 95%.

Resultados:

a prevalência do consumo de sacarose nos primeiros dois anos de vida, com uma elevada ingestão de sacarose (≥ 4 vezes/dia), foi detectada em 90,69% das crianças. Após o ajuste, o desfecho (alta ingestão de sacarose) foi 10% maior para as crianças cujas mães relataram beber bebida açucarada para satisfazer sua sede durante a gestação [RP = 1,10 (IC95% 1,02-1,18)].

Conclusões:

a maioria das crianças apresentou alta ingestão de sacarose em idade precoce. A triagem de mulheres grávidas para consumo de bebidas açucaradas pode ser uma maneira possível de reconhecer crianças em risco futuro de alta ingestão de sacarose na primeira infância. (AU)
Biblioteca responsável: BR1.1