Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of several repair techniques on the bond strength between composite resin and degraded Y-TZP ceramic / Efeito de várias técnicas de reparo na resistência de união entre resina composta e zircônia degradada

Wandscher, Vinícius Felipe; Brondani, Luana; Pereira, Gabriel Kalil Rocha; Melo, Renata Marques de.
Braz. dent. sci ; 21(4): 377-385, 2018. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-965247

Objetivo:

Avaliar a resistência de união ao cisalhamento gerada por diferentes técnicas de reparo em resina composta aderida em zircônia envelhecida (sujeita a degradação a baixa temperatura - LTD). Material e

Métodos:

blocos de zircônia foram seccionados em espécimes, sinterizados de acordo com o fabricante (dimensões finais de 4x4x3 mm), e aleatorizados em nove grupos (n=15) de acordo com o tratamento de superfície e presença/ausência de envelhecimento do substrato (LTD), conforme sem LTD (Control sem tratamento; TBS tribosilicatização + silano + adesivo); com LTD (Control-LTD Monobond S + adesivo; MoP-LTD Monobond plus + adesivo; MZPLTD Meta/Zirconia primer + adesivo). LTD foi simulada em autoclave (134 °C, 2 bar, 5 h). Os blocos de cerâmica foram embutidos em cilindros de PVC com resina acrílica autopolimerizável; cada tratamento de superfície foi realizado; um cilindro de resina composta ( 3,25 mm 3 mm de altura) foi confeccionado usando matrizes metálicas bipartidas. Todos os espécimes foram envelhecidos (termociclagem + armazenagem em água por 90 dias) e sujeitos ao teste de cisalhamento usando um equipamento de teste universal (1 mm/ min). O modo de falha foi classificado em quatro grupos adesivo, fratura coesiva em resina composta, fratura coesiva da cerâmica, e mista. Os valores de adesão foram sujeitos ao teste de Mann-Whitney.

Resultados:

somente as amostras jateadas (TBS e TBSLTD) sobreviveram a termociclagem. Mais que 80% dos espécimes dos outros grupos apresentaram falhas préteste. Os grupos TBS apresentaram os maiores valores de resistência ao cisalhamento (3,94) comparado com TBS-LTD (0,96). Os tipos predominantes de falha para os espécimes sobreviventes foi adesiva.

Conclusão:

o jateamento é recomendável para aumentar a resistência adesiva à zircônia; um substrato envelhecido apresenta um cenário mais desfavorável de adesão. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1