Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Treatment of Dental Caries with Diamine Silver Fluoride: Literature Review / Tratamento da Cárie Dentária com Diamino Fluoreto de Prata: Revisão da Literatura

Punhagui, Marília Franco; Favaro, Jaqueline Costa; Scarpelli, Beatriz Brandão; Guiraldo, Ricardo Danil; Lopes, Murilo Baena; Berger, Sandrine Bittencourt.
J. health sci. (Londrina) ; 20(3)31/10/2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-965466
Os programas de assistência à saúde brasileiros recomendam para o controle das lesões de cárie a utilização de soluções cariostáticas de diamino fluoreto de prata - DFP ou vernizes de fluoreto de sódio para crianças de 0 a 3 anos com atividade de cárie alta ou moderada. O DFP é agente coadjuvante seguro, econômico, eficiente e não invasivo, exercendo ação antibacteriana capaz de reduzir a perda mineral superficial do esmalte e, pode ser utilizado no tratamento de dentes decíduos e permanentes. O objetivo desta revisão de literatura foi reunir informações atuais sobre descrever o mecanismo de ação do DFP e sua aplicação clínica em crianças de pouca idade na prevenção e paralisação da cárie. As bases de dados PubMed/Medline e Cochane Library foram acessadas identificando os estudos relevantes publicados em inglês, no período de 1960 a maio de 2017. A estratégia de busca empregou as palavras-chave "Silver diamine fluoride" and "Children" or "Infant" and "Caries prevention". A extração dos dados foi realizada em 19 estudos in vitro; 10 artigos de revisão e 8 estudos in vivo. Foi possível concluir que o DFP apresenta-se quase duas vezes tão eficaz comparado ao verniz fluoretado na paralização de cárie. Porém, o tempo de contato da solução e a frequência ótima de aplicação do DFP ainda estão indefinidos, suscitando novos projetos e estudos clínicos na busca de adequado protocolo clínico deste cariostático.(AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9