Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bifid canals: identification of three clinical cases using cone-beam computed tomography images / Canais bífidos: identificação de três casos por meio de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico

MORAES, Paulo de Camargo; TACCHELLI, Daniela Prata; TEIXEIRA, Rubens Gonçalves; OLIVEIRA, Luciana Butini; JUNQUEIRA, José Luiz Cintra.
RGO (Porto Alegre) ; 66(3): 263-266, July-Sept. 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-984911
RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar três casos clínicos de canais mandibulares bífidos, diagnosticados em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) e discutir as possíveis implicações clínicas destas variações. O primeiro caso relatado é bastante interessante devido à variação anatômica diagnosticada em uma radiografia panorâmica, indicada para o planejamento ortodôntico. A ocorrência do canal bífido mimetiza o aspecto de um tumor odontogênico. A presença de canal bífido no segundo e no terceiro caso clínico foi identificada durante a avaliação tomográfica para a exodontia de terceiros molares. O diagnóstico de canais bífidos é de grande relevância para evitar possíveis complicações durante a realização de cirurgias, instalação de implantes dentários e falhas de anestesias durante os procedimentos cirúrgicos que podem provocar dor, parestesia e sangramento. Além disso, estas variações anatômicas podem ser confundidas com lesões ósseas.
Biblioteca responsável: BR1.1