Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alkalizing potential and calcium release of residues from intracanal dressing containing calcium hydroxide / Potencial de alcalinização e liberação de cálcio de resíduos de medicação intracanal contendo hidróxido de cálcio

Crespo, Mariana Pires; Pereira, Kamila de Figueiredo; Kuga, Milton Carlos; Porto, Thiago Soares; Armada, Luciana.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 47(6): 383-387, nov.-dez. 2018. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-985729

Introdução:

Se a restauração temporária, que sela o canal radicular contra o meio bucal, falhar ou solubilizar, a medicação intracanal pode ser parcialmente removida, diminuindo a eficiência do hidróxido de cálcio (CH).

Objetivo:

Avaliar o potencial alcalinizante e a liberação de íons cálcio de resíduos de diferentes medicações intracanal, em diferentes períodos. Material e

método:

Incisivos humanos foram endodonticamente instrumentados e divididos aleatoriamente (n=10). Os canais radiculares foram preenchidos com G1-Hidróxido de cálcio (CH); G2-CH com 0.4% de digluconato de clorexidina (CHC); G3-CH com paramonoclorofenol camforado e glicerina (HPG); G4-CH mantido durante todo experimento, como controle positivo (PC) e G5- Sem medicação intracanal, como controle negativo (NC). Os espécimes foram imersos em água destilada durante 7 dias. A medicação intracanal foi removida dos grupos experimentais com um instrumento F1 (Protaper). Os dentes foram armazenados em água destilada por 24 horas, 7, 14 e 28 dias. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA one-way e Tukey.

Resultado:

Todos os grupos experimentais tiveram redução no potencial alcalinizante e na liberação dos íons cálcio, quando comparados ao controle positivo (p<0.05). Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos experimentais, independente do período (p>0.05).

Conclusão:

O potencial alcalinizante e a liberação de íons cálcio dos resíduos de diferentes medicações intracanal, em diferentes períodos, foram similares entre si e menores que o controle positivo, onde a medicação foi mantida dentro do canal radicular, encorajando a sua troca quando a restauração falhar.
Biblioteca responsável: BR39.2