Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência de agentes antioxidantes na resistência de união de substratos clareados / Influence of antioxidants on bond strength of bleached dental substrates

Lopes, Murilo Baena; Felizardo, Klissia Romero; Brigantini, Letícia Cristina; Berger, Sandrine Bittencourt; Laxe, Laísa Araújo Cortines; Salvio, Luciana Andrea.
HU rev ; 44(1): 63-76, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-986448
A busca pela estética tem levado muitos pacientes ao consultório odontológico, sendo o clareamento de dentes vitais alternativa não invasiva, quando comparado à microabrasão, facetas e coroas, além de proporcionar elevado índice de sucesso para o tratamento de dentes escurecidos. Porém, há necessidade de espera de 14-21 dias para a realização de novas restaurações após o clareamento, uma vez que o efeito oxidante nos tecidos dentários pode gerar alterações estruturais no esmalte e redução da resistência de união. Este intervalo de tempo muitas vezes, não condiz com a expectativa dos pacientes, gerando insatisfação. Diante disso, estudos têm sido conduzidos com o objetivo de minimizar ou até mesmo anular o efeito adverso do oxigênio residual, possibilitando a execução pós-clareamento de restaurações adesivas com segurança e eficácia, reduzindo o tempo de espera. Uma das alternativas tem sido a utilização de agentes antioxidantes. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo revisar a literatura em relação aos agentes antioxidantes utilizados, bem como a eficácia dos mesmos na resistência adesiva de materiais restauradores ao substrato dental clareado. Esta revisão foi realizada através de buscas por artigos científicos, em bases de dados como Scielo, Pubmed/ Medline e Cochrane Library, sem limitação de data. Foram abrangidos, no estudo, trabalhos que envolvessem os temas "clareamento dental", "clareadores", "esmalte dentário", "dentina", "antioxidantes" e "resistência à tração", buscando analisar sua relevância clínica e científica. Avaliações que não se enquadravam no assunto principal e respectivos itens avaliados foram excluídas da revisão. Concluiu-se que a utilização de compostos antioxidantes, como o ascorbato de sódio 10% (gel e solução), proantocianidinas, catalase, chá verde 10% e alfa-tocoferol tem demonstrado efetividade na reversão dos valores de resistência de união ao esmalte clareado quando aplicados por 10 minutos (ascorbato em solução e proantocianidinas), 20 minutos (catalase), 60 minutos (chá verde, ascorbato gel e alfa-tocoferol), após o clareamento.
Biblioteca responsável: BR378.1