Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hipomineralização molar incisivo em odontopediatria: considerações gerais / Molar incisor hypomineralization in pediatric dentistry: general considerations

Spezzia, Sérgio.
J. Oral Investig ; 8(1): 100-113, jan.-jun. 2019.
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-994760

Introdução:

Hipomineralização molar incisivo (HMI) engloba a hipomineralização do esmalte que aflige um ou mais primeiros molares permanentes e que pode acometer também incisivos permanentes. Segundos pré-molares e caninos permanentes também podem mostrar-se envolvidos, assim como alguns decíduos, entre os quais cita-se os segundos molares.

Objetivo:

O objetivo do presente artigo foi averiguar as manifestações clínicas ocasionadas pela hipomineralização molar incisivo sob o enfoque da odontopediatria.

Método:

Realizou-se estudo de revisão bibliográfica com busca nas bases de dados LILACS e Google Acadêmico. Na base LILACS empregou-se a expressão de busca hipomineralização molar incisivo and odontopediatria. Na base de dados Google Acadêmico utilizou-se a expressão de busca hipomineralização molar incisivo and odontopediatria.

Resultados:

É importante que se proceda ao diagnóstico precoce e correto da HMI, baseando-se na realização de anamnese detalhada, que seja capaz de investigar a existência de possíveis doenças no período da infância e que se proceda concomitantemente ao feitio de exame clínico para que se estabeleça um prognóstico adequado.

Conclusões:

Concluiu-se que o diagnóstico precoce da HMI, firmado imediatamente e concomitantemente no momento em que ocorre a erupção dental e que uma abordagem com cunho preventivo evita a realização de tratamentos com maior complexidade e é capaz de minimizar eventuais danos, oriundos de algumas manifestações clínicas da HMI que podem ocorrer, como cárie dentária; desgaste de tecido dentário; perda de esmalte e sensibilidade dentária, dentre outros(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1