Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fratura de instrumentos endodônticos: avaliação da quantidade de voltas realizadas antes da fratura de instrumentos rotatórios de níquel-titânio - influência da conicidade, marca e calibre / Breaking of endodontic instruments

Maia Filho, Etevaldo Matos; Rizzi, Cláudia de Castro; Bonetti Filho, Idomeo; Souza, Erick Miranda; Vaz, Luís Geraldo; Bonifácio, Kleber Cortês.
RGO (Porto Alegre) ; 53(4): 351-355, out.-dez. 2005. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-436253
O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente a resistência à fratura de instrumentos de níquel-titânio acionados a motor, levando-se em consideração a quantidade de voltas que o instrumento realizava antes da fratura verificando, a influência da conicidade, da marca e do calibre dos instrumentos. Foram utilizados duzentos e quarenta instrumentos de níquel-titânio, acionados a motor, com 25mm de comprimento, das marcas Profile (Dentsply/Maillefer - Suíça) e Pow-R (Moyco Union Broach - EUA) nos números 15, 20, 25, 30, 35 e 40, distribuídas nos Grupo I Pow-R 0.02; Grupo II Pow-R 0.04; Grupo III Profile 0.04 e Grupo IV Profile 0.06. Os instrumentos foram submetidos ao ensaio de torção utilizando um dispositivo que empregava rotação no sentido horário. Esse dispositivo era conectado a uma máquina de ensaios mecânicos (MTS - Material Test System) que permitia determinar a quantidade de voltas de cada lima até ocorrer à fratura. Os valores foram analisados estatisticamente, utilizando um teste paramétrico (Análise de Variância). De um modo geral, para os diferentes números, independentes do grupo a que pertenciam, houve um aumento, em média, do número de voltas com o aumento do calibre do instrumento. Em relação a conicidade dos instrumentos verificou-se uma relação inversa entre esse item e a quantidade de voltas antes da fratura, quando se aumentava a conicidade diminuía a quantidade de voltas. Os instrumentos da marca Pow-R, em geral, foram estatisticamente superiores.
Biblioteca responsável: BR541.1