Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of the signs and symptoms of temporomandibular disorders in children with headaches

Bertoli, Fernanda Mara de Paiva; Antoniuk, Sérgio A; Bruck, Isac; Xavier, Guilherme R. P; Rodrigues, Danielle C. B; Losso, Estela Maris.
Arq. neuropsiquiatr ; 65(2A): 251-255, jun. 2007. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-453921

OBJETIVO:

Avaliar a presença de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) em crianças com cefaléias em um ambulatório de neuropediatria.

MÉTODO:

Foram examinados 50 pacientes com idade entre 4 e 18 anos, 31 com cefaléias (24 com enxaqueca, 4 com cefaléia tensional e 3 com cefaléia inespecífica) e 19 do grupo controle. Os dados compreenderam um questionário estruturado respondido pelos pais e uma avaliação subjetiva sobre o estado emocional das crianças. Foi aplicado um questionário específico para DTM e realizado um exame clínico dental. Foram considerados como sinais de DTM limitação da abertura bucal, desvio da trajetória ao abrir a boca e ruído articular. Quanto aos sintomas, foram considerados dor à palpação dos músculos masseter e temporal e na articulação temporomandibular.

RESULTADOS:

Foi encontrado um aumento significante de sinais e sintomas de DTM em pacientes com cefaléias quando comparados com o grupo controle. Houve, também, uma diferença significante de sinais e sintomas de DTM de acordo com a idade (aumento com a idade) e estado emocional (tenso>calmo).

CONCLUSÃO:

Há maior freqüência de sinais e sintomas de DTM no grupo de pacientes pediátricos com cefaléias, sendo importante avaliar essa patologia nessa população.
Biblioteca responsável: BR1.1