Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

In vitro evaluation of the effectiveness of the chemomechanical preparation against Enterococcus faecalis after single- or multiple-visit root canal treatment

Gurgel-Filho, Eduardo Diogo; Vivacqua-Gomes, Nilton; Gomes, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; Ferraz, Caio Cezar Randi; Zaia, Alexandre Augusto; Souza-Filho, Francisco José de.
Braz. oral res ; 21(4): 308-313, 2007. ilus, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-467974
Objetivou-se avaliar in vitro a eliminação do Enterococcus faecalis em pré-molares inferiores humanos após o preparo químico-mecânico seguido ou não de curativo de hidróxido de cálcio. Após 60 dias de contaminação com E. faecalis os canais radiculares foram preparados utilizando-se a técnica coroa-ápice associada à irrigação com clorexidina em gel a 2 por cento. Posteriormente os espécimes foram divididos em dois grupos experimentais, tratados em uma ou duas sessões, e dois grupos controles. O grupo tratado em duas sessões recebeu medicação intracanal de hidróxido de cálcio por 14 dias (CalenTM) e o grupo de sessão única não recebeu medicação. Nos dois grupos controles, após o preparo químico-mecânico com clorexidina em gel a 2 por cento ou água destilada, os canais foram preenchidos com BHI. Amostras microbiológicas foram coletadas dos canais radiculares e contadas por meio de unidades formadoras de colônia em cada fase do tratamento utilizando-se ponta de papel dentro da luz do canal. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis. As colônias bacterianas residuais foram então mensuradas. A utilização da clorexidina em gel a 2 por cento sem emprego da medicação intracanal reduziu em 100 por cento a contaminação por E. faecalis. O grupo que recebeu a medicação intracanal de hidróxido de cálcio por 14 dias permitiu o crescimento de pequeno número de bactérias entre as sessões, mas sem diferença estatística entre os grupos.
Biblioteca responsável: BR1.1