Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação de hábitos de higiene bucal em portadores de próteses removíveis da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe / Evaluation of removable prostheses wearers’ oral hygiene habits from Faculty of Odontology, in Universidade Federal de Sergipe
Almeida Júnior, Antonio Alves de; Neves, Anna Christina Claro; Araújo, Carla Cristina Nunes de; Ribeiro, Cyntia Ferreira; Oliveira, José Luiz Góes de; Rode, Sigmar de Mello.
Afiliação
  • Almeida Júnior, Antonio Alves de; Universidade Federal de Sergipe. Aracaju. BR
  • Neves, Anna Christina Claro; Universidade Federal de Sergipe. Taubaté. BR
  • Araújo, Carla Cristina Nunes de; Universidade Federal de Sergipe. Aracaju. BR
  • Ribeiro, Cyntia Ferreira; Universidade Federal de Sergipe. Aracaju. BR
  • Oliveira, José Luiz Góes de; Universidade Federal de Sergipe. Aracaju. BR
  • Rode, Sigmar de Mello; Universidade Federal de Sergipe. Taubaté. BR
Comun. ciênc. saúde ; 17(4): 283-289, out.-dez. 2006. tab, graf
Article em Pt | LILACS | ID: lil-473153
Biblioteca responsável: BR599.1
RESUMO

Introdução:

a reabilitação oral de pacientes realizada com próteses removíveis parciais ou totais visa devolver-lhes estética e função. Para que o tratamento seja bem sucedido faz-se necessário que estes indivíduos sejam orientados a manter adequada higiene bucal e de suas próteses. Assim, o objetivo deste estudo foi conhecer os métodos e hábitos de higiene de usuários de prótese removível, e se receberam orientação do cirurgião-dentista no momento em que as próteses foram instaladas.

Método:

participaram do estudo 30 portadores de prótese removível atendidos na clínica do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe. Os sujeitos da pesquisa foram entrevistados e suas próteses avaliadas quanto à higiene. Em seguida, os participantes foram instruídos sobre a importância da higiene oral, recebendo uma cartilha com instruções. Os resultados foram tabulados no Microsoft Excel 2003® e apresentados na forma de gráficos e tabelas.

Resultados:

observou-se que 53por cento dos pesquisados nunca foram orientados quanto a higienização, e o método mecânico foi o mais utilizado para higienizar os dentes remanescentes e a prótese, numa freqüência de três ou mais vezes ao dia (77por cento). A higiene das próteses apresentou-se moderada (1,48 para a superior e 1,09 para a inferior) de acordo com o escore utilizado neste trabalho (0 a 3).

Conclusão:

os participantes do estudo, apesar de higienizar suas próteses e dentes com freqüência, não utilizavam métodos adequados. Faz-se necessário, portanto, que os dentistas dêem instruções aos seus pacientes de como limpar seus dentes e as próteses para que a higiene oral seja mantida a fim de prevenir as patologias orais.
Assuntos
Palavras-chave
Buscar no Google
Base de dados: LILACS Assunto principal: Higiene Bucal / Saúde Bucal / Prótese Dentária Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Comun. ciênc. saúde Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
Buscar no Google
Base de dados: LILACS Assunto principal: Higiene Bucal / Saúde Bucal / Prótese Dentária Limite: Humans Idioma: Pt Revista: Comun. ciênc. saúde Assunto da revista: MEDICINA Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil