Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito antimicrobiano in vitro de diferentes medicações endodônticas e própolis sobre Enterococcus faecalis / In vitro antimicrobial effect of different endodontic materials and propolis on Enterococus faecalis

Maia Filho, Etevaldo Matos; Maia, Cláudia de Castro Rizzi; Bastos, Ana Cláudia Sampaio Costa; Novais, Tânia Maria Gaspar.
RGO (Porto Alegre) ; 56(1): 21-25, jan.-mar. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-482681

Objetivos:

Comparar a eficácia de três irrigantes utilizados no tratamento de canais radiculares e do extrato de própolis frente à Enterococcusfaecalis.

Métodos:

Foram utilizadas em teste de difusão em Agar as seguintes substâncias extrato de própolis produzido pelas abelhas Scaptotrigona sp., hipoclorito de sódio 5%, hidróxido de cálcio e gel de clorexidina 2%. O diâmetro da zona de inibição bacteriana foi medidodepois de 24 horas e os dados foram analisados estatisticamente através do teste Kruskal Wallis. A amostra de extrato de própolis tambémfoi submetida ao teste de diluição para determinar a concentração inibitória mínima.

Resultados:

Os valores, em milímetros, das médias dos halos de inibição produzidos por difusão das amostras testadas foram 21,3 (gelde clorexidina); 16,2 (hidróxido de cálcio); 10,9 (extrato de própolis); 7,2 (hipoclorito de sódio). Houve diferença estatística significante entre todas as substâncias testadas (p<0,001). O extrato de própolis apresentou a concentração inibitória mínima de 1mg/mL.

Conclusão:

O extrato de própolis apresentou uma boa atividade antimicrobiana, sendo maior que hipoclorito de sódio a 5%, entretanto, o gel de clorexidina foi o mais efetivo contra E. faecalis.
Biblioteca responsável: BR541.1