Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento de dentes traumatizados com rizogênese incompleta: apicificação / Treatment of traumatized teeth with incomplete apex: apexification

Marchesan, Melissa Andréia; Alfredo, Edson; Sufredini, Alexandre Rossi; Matoso, Felipe Barros; Vansan, Luis Pascoal; Sousa Neto, Manoel D.
RSBO (Impr.) ; 5(1): 49-62, abr. 2008. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-482749
Introdução e

objetivo:

Buscou-se apresentar dois casos clínicos de dentes traumatizados cujos ápices se apresentavam radiograficamente abertos e cujos elementos dentais estavam sem fratura. Relato de caso Nesses casos, a instrumentação deve ser realizada com leve pressão do instrumento contra as paredes, em virtude da pequena espessura delas. Sendo assim, a escolha da solução irrigante torna-se fundamental, uma vez que suas propriedades químicas específicas suprirão a deficiência do preparo mecânico. Curativos à base de hidróxido de cálcio e propilenoglicol foram feitos e trocados em períodos de 7 dias, 15 dias, 3 trocas a cada 30 dias e uma troca após 3 meses, até a formação de barreira apical calcificada, período no qual se obturou o canal com a técnica de cone único e cimento Grossman.

Conclusão:

A conduta clínica utilizada proporcionou a formação de barreira apical calcificada, restituindo o equilíbrio biológico e funcional da estrutura dental e garantindo o sucesso do tratamento.
Biblioteca responsável: BR1.1