Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Flora bacteriana conjuntival após uso tópico de ciprofloxacino e gatifloxacino em cirurgia de catarata / Conjunctival bacterial flora after topical use of ciprofloxacin and gatifloxacin in cataract surgery

Arantes, Tiago Eugênio Faria e; Castro, Célia Maria Machado Barbosa de; Cavalcanti, Ronald Fonseca; Severo, Maiara Santos; Diniz, Maria de Fátima Alves; Urtiga, Ricardo Walber de Deus.
Arq. bras. oftalmol ; 71(2): 191-196, mar.-abr. 2008. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-483026

OBJETIVO:

Avaliar alterações da flora conjuntival após uso dos colírios de ciprofloxacino e gatifloxacino 0,3 por cento na profilaxia dos pacientes submetidos à facectomia.

MÉTODOS:

Quarenta pacientes submetidos a facectomia foram alocados em dois grupos, conforme o colírio antibiótico utilizado Grupo A ciprofloxacino 0,3 por cento e Grupo B gatifloxacino 0,3 por cento. Os pacientes usaram os colírios 1 hora antes da cirurgia e nos primeiros 14 dias pós-operatórios. Foi coletado material da conjuntiva em cinco momentos 1 hora antes da cirurgia, sem medicações tópicas (t0); imediatamente antes da aplicação de iodopovidona (PVPI) (t1), antes do início da cirurgia, após iodopovidona (t2), 14 dias após a cirurgia (t3) e 28 dias após a cirurgia (t4).

RESULTADOS:

O uso de antibióticos no pré-operatório diminuiu a positividade das culturas anteriores ao uso do iodopovidona em ambos os grupos; no Grupo A esta redução não alcançou significância estatística (Grupo A - p=0,07 e Grupo B - p=0,04). A positividade das culturas foi reduzida nos dois grupos após aplicação de iodopovidona e 14 dias após a cirurgia (p<0,05). Em t4 a freqüência do Staphylococcus coagulase-negativo foi menor no grupo A quando comparado ao grupo B (p<0,05) e a sensibilidade ao ciprofloxacino em relação a t0 foi menor em todos grupos.

CONCLUSÃO:

O colírio de gatifloxacino aplicado 1 hora antes da cirurgia reduziu significantemente a positividade das culturas. Ambos antibióticos promoveram redução da flora quando administrados no pós-operatório.
Biblioteca responsável: BR1.1