Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cirurgia de transplante autógeno pela técnica imediata / Autogenous transplantation surgery through the immediate technique

Barbieri, Ana Amélia; Gracio, Ana Clara Maria Malta; Agostini, Raquel; Rocha, Patrícia Bitencourt da; Carvalho, Kátia Souza; Daruge Júnior, Eduardo.
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac ; 8(3): 35-40, jul.-set. 2008. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-492717
O transplante dentário envolve a implantação de um dente autólogo, simultaneamente extraído, em novo alvéolo. O momento ideal para a realização deste procedimento se dá, quando o dente atinge de metade a três quartos do comprimento radicular, e o forame apical está aberto. Esse trabalho avalia um transplante autógeno utilizando a técnica convencional. Selecionou-se para tanto paciente do gênero masculino, com 15 anos de idade, com indicação de exodontia dos dentes 37 e 38. Durante exame clínico e radiográfico, observou-se que o dente 37 achava-se impactado no 36, provocando sua erupção incompleta, com possibilidade de reabsorção radicular. Propôs-se, então, o transplante dentário o qual foi realizado com o consentimento dos responsáveis legais. Após o bloqueio anestésico, incisão, descolamento do retalho, odontosecção, exodontia do 37 e limpeza, fez-se a exodontia do dente 38 que foi posicionado no alvéolo do 37, sem traumatizar a região apical permanecendo submucoso. Três meses mais tarde, teve início a erupção espontânea. Após três anos de controle clínico e radiográfico, ficou constatado que o dente transplantado estava em boas condições. Radiograficamente, as imagens sugeriram reparação, rizogênese e desenvolvimento radicular. O transplante dental, quando corretamente indicado, é uma boa alternativa terapêutica para reabilitação bucal em pacientes jovens.
Biblioteca responsável: BR310.1