Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo epidemiológico das maloclusões em escolares de 6 a 8 anos na cidade de Curitiba - Paraná / Epidemiology study of malocclusion children between 6 and 8 years old in city of Curitiba - Paraná

Ribas, Marina de Oliveira; Orellana, Bruno; Fronza, Felipe; Gasparim, Gisele Ribas; Mello, Guilherme Sfier de; Simas Neta, Maria Luiza Schimidt; Kowalski, Romeu Valério; Araújo, Rosemari de Castro.
RSBO (Impr.) ; 1(1): 22-29, nov. 2004. graf
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-510864
Avaliaram-se 1.550 crianças de 6 a 8 anos na cidade de Curitiba, a fim de determinar a prevalência de maloclusão e a sua distribuição segundo diferentes grupos étnicos. Foi selecionada para participar do estudo, aleatoriamente, uma escola de 1º grau da rede estadual de ensino de cada uma das 9 regiões de Curitiba. Todos os grupos raciais apresentaram uma maior incidência de malocllusão de Classe I. O grupo racial feoderma denotou maior porcentagem de maloclusão de Classe III e a maloclusão de Classe II teve grande prevalência nos grupos raciais dos leucodermas e melanodermas. Neste estudo foram avaliadas as condições bucais de perdas prematuras e cáries extensas e a prevalência de maloclusões em relação ao nível socioeconômico de crianças na faixa etária de 6 a 8 anos da rede estadual de ensino de Curitiba. O método estatístico utilizado foi o qui-quadrado. Os resultados encontrados demonstraram que, de um modo geral, não houve diferença estatísticamente significativa em relação às condições bucais e à prevalência de maloclusões entre as diferentes regiões da cidade, com exceção da região do bairro Cajuru, onde houve maior prevalência de maloclusões de Classe I e de Classe III do que o esperado.
Biblioteca responsável: BR39.2