Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre diâmetro e conicidade de instrumentos rotatórios de níquel-titânio na resistência à fratura por torção / The relationship between diameter and taper of nickel-titanium rotary instruments on the torsional resistance to fracture

Maia Filho, Etevaldo Matos; Maia, Cláudia de Castro Rizzi; Souza, Erick Miranda; Bonetti Filho, Idomeo.
RGO (Porto Alegre) ; 57(2): 193-197, abr.-jun. 2009. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-522795

Objetivo:

Avaliar a resistência à fratura por torção de limas rotatórias de níquel-titânio com diferentes diâmetros e conicidades.

Métodos:

Foram utilizados instrumentos Profile (Dentsply Maillerfer, Ballaigues, Suíça) nos diâmetros de 15 a 40 e nas conicidades 0.04 e 0.06. Dez instrumentos de cada diâmetro e conicidade foram testados totalizando cento e vinte limas. O torque máximo (Tmax), até a fratura, foi determinado de acordo com o protocolo no. 28 da American National Standards Institute/American Dental Association. A força máxima era convertida em torque máximo através da fórmula Tmax = Cargamax x Raio.

Resultados:

O diâmetro (p<0,001) e a conicidade (p<0,001) influenciaram no torque máximo até a fratura. Com o aumento do diâmetro e da conicidade houve um aumento progressivo do torque. Com o teste da regressão múltipla foi possível estabelecer uma equação relacionando o torque máximo em função do diâmetro (D) e da conicidade (C) Tmax = -1.4 + 0.08D + 10.5C.

Conclusão:

O aumento do diâmetro e da conicidade promoveu uma ampliação da resistência à fratura por torção. A variação da conicidade de 0.04 para 0.06, em instrumentos com o mesmo diâmetro, elevou em torno de 25% a resistência à fratura por torção.
Biblioteca responsável: BR541.1