Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assédio sexual na odontologia: experiência, atitudes e percepções de cirurgiões-dentistas / Sexual harassment in dentistry: experience, attitudes and perceptions of dental surgeons

Garbin, Cléa Adas Saliba; Garbin, Artênio José Ísper; Rovida, Tânia Adas Saliba; Silva, Milene Moreira.
Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent ; 63(4): 302-305, jul.-ago. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-534490

OBJETIVO:

Objetivou-se com este trabalho avaliar a ocorrência, as atitudes e percepções de cirurgiões-dentistas em relação ao assédio sexual, em um município do Estado de São Paulo, devido à carência de estudos com este enfoque e aos prejuízos resultantes deste crime.

Materiais e métodos:

É uma pesquisa transversal de caráter qualitativo e quantitativo, realizada através da aplicação de um instrumento contendo questões abertas e fechadas sobre o tema, com cirurgiões-dentistas que freqüentam algum tipo de curso de especialização em associações do município de Araçatuba-SP. Os dados quantitativos foram analisados pelo programa Epi-Info versão 3.2.2 e os qualitativos, pela técnica de categorização por análise de conteúdo.

Resultados:

Dentre os 80 profissionais abordados, apenas 43 consentiram em participar da pesquisa, e destes, quase 20% relataram já ter sofrido assédio sexual, sendo THDs e ACDs os principais assediadores, mas quase metade dos profissionais não sabem o que fazer diante do ato. A maioria acredita que assédio sexual consiste em insinuações ou atitudes de dupla interpretação.

Conclusão:

Conclui-se que o assédio sexual ocorre com os cirurgiões-dentistas, mas eles não sabem o que fazer diante de tal ato. Propõe-se assim um protocolo de prevenção e de atitude diante do assédio sexual.
Biblioteca responsável: BR97.1