Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de candidose bucal em pacientes hospitalizados e avaliação dos fatores de risco / Prevalence of oral candidiasis in hospitalized patients and evaluation of risk factors

STRAMANDINOLI, Roberta Targa; SOUZA, Paulo Henrique Couto; WESTPHALEN, Fernando Henrique; BISINELLI, Júlio César; IGNÁCIO, Sérigo Aparecido; YURGEL, Liliane Soares.
RSBO (Impr.) ; 7(1): 66-72, mar. 2010.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-541645

Introdução:

A candidose bucal (CB) é uma infecção fúngica oportunista,prevalente principalmente em pacientes imunossuprimidos.

Objetivo:

Investigar a prevalência de CB nos pacientes internados em dois hospitais universitários da Pontifícia Universidade Católica do Paraná,em Curitiba (PR), relacionando-a com fatores predisponentes locais e sistêmicos. Material e

métodos:

Um total de 160 pacientes foi avaliado entre os meses de julho e outubro de 2006. Além da análise do prontuário, cada paciente foi interrogado e avaliado de modo clínico intraoral e extraoralmente, buscando o reconhecimento delesões compatíveis com candidose.

Resultados:

Os resultados foram analisados pelos testes do qui-quadrado (x2) e da diferença entreduas proporções, com nível de significância de 5%. A prevalência de candidose foi de 30% (n = 48). Em relação aos fatores de risco locais,a prevalência foi dependente estatisticamente do uso de prótese total ou parcial removível superior, do tempo de uso da mesma prótese,da utilização da prótese no período de internação, da condição dehigiene, da frequência de higienização e do uso contínuo da prótese(p < 0,05). Entre os fatores sistêmicos analisados, a prevalência da doença manifestou relação significante com a idade do paciente eo uso de sonda nasogástrica (p < 0,05).

Conclusão:

Os resultados indicam que fatores de risco locais apresentam forte associação comCB em pacientes hospitalizados, enfatizando a importância quantoaos cuidados de higiene bucal e com a prótese desses pacientes,principalmente de usuários de sonda nasogástrica.
Biblioteca responsável: BR1.1