Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia da laserterapia nas disfunções têmporo-mandibulares: estudo controle / Lasertherapy efficacy in temporomandibular disorders: control study

Santos, Thiago de Santana; Piva, Marta Rabello; Ribeiro, Maria Helena; Antunes, Antonio Azoubel; Melo, Auremir Rocha; Silva, Emanuel Dias de Oliveira e.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) ; 76(3): 294-299, maio-jun. 2010. graf, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-554180
A disfunção têmporo-mandibular é caracterizada pela presença de sintomatologia dolorosa articular/muscular na região da face. A principal justificativa do uso do laser da laserterapia na disfunção é seu efeito analgésico, fato observado na maioria dos estudos encontrados na literatura.

OBJETIVO:

Foi avaliar a eficácia da laserterapia no tratamento das disfunções têmporo-mandibulares. MATERIAL E

MÉTODO:

50 voluntários com disfunção têmporo-mandibular foram divididos em dois grupos (controle e experimental) tiveram as amplitudes dos movimentos de abertura bucal, lateralidade direita e esquerda registrados, antes e após aplicação do laser. Foi registrada, também, a nota de dor do indivíduo através da escala analógica visual de dor e, através do exame físico, os pontos álgicos. Utilizou-se o laser de AsGaAl com potência de 40mW, com 80J/cm², por 16 segundos, em quatro pontos selecionados por apenas uma sessão com reavaliação após uma semana. Desenho Científico Utilizado Clínico.

RESULTADOS:

Notou-se que a laserterapia promoveu aumento da média de amplitude dos movimentos mandibulares (p=0,0317) e houve redução significativa (43,6 por cento) da intensidade de dor dos pacientes medida através da escala analógica visual de dor...
Biblioteca responsável: BR1.1