Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biofilmes orais como um possível fator de risco ao câncer bucal: [revisão] / Oral biofilms as a possible risk factor for oral cancer: [review]

Ciesielski, Francisco Isaak Nicolas; Biasoli, Éder Ricardo; Goiato, Marcelo Coelho; De Carli, João Paulo; Silva, Soluete Oliveira da; Linden, Maria Salete Sandini; Trentin, Micheline Sandini; Miyahara, Glauco Issamu.
Odonto (Säo Bernardo do Campo) ; 18(36): 127-138, jul.-dez. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-578107

Introdução:

muito se estuda a respeito dos fatores de risco associados ao câncer bucal. Fatores como fumo, álcool e radiação solar já estão bem estabelecidos, porém outros, como a influência bacteriana no desenvolvimento ou progressão de uma neoplasia ainda permanecem inexplicados. O interesse na possibilidade de relação entre bactérias e diferentes estágios do desenvolvimento do câncer aumentou desde a classificação do Helicobacter pylori pela OMS como um carcinógeno definitivo. Subsequentemente, ligações entre infecções e o início de câncer em vários sítios do corpo foram descobertos. Revisão de literatura esta revisão de literatura buscou demonstrar a influência da má higiene bucal, com consequente acúmulo bacteriano como um possível fator de risco importante ao início e desenvolvimento de neoplasias bucais, bem como correlacionar os possíveis mecanismos pelos quais as bactérias podem iniciar ou promover carcinogênese.

Conclusões:

existem muitas evidências de que bactérias presentes da cavidade bucal e periodonto patogênicas encontram-se presentes em tecidos neoplásicos, porém, ainda não se pode afirmar que tais bactérias iniciem ou promovam carcinogênese.
Biblioteca responsável: BR28.1