Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da profilaxia profissional repetida como terapia adjunta à raspagem e alisamento radicular / The efect of professional supragengival plaque control as part of the active phase of periodontal therapy

Gursky, Lauren Christine; Sampaio, Eduardo de Mesquita; Soares, Geisla Mary Silva; Bernal, Marcel Aparício; Faveri, Marcelo; Figueiredo, Luciene Cristina.
Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent ; 63(6): 468-473, nov.-dez. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-590313
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos clínicos e microbiológicos da terapia de raspagem e alisamento radicular (RAR) isoladamente ou em combinação com o controle profissional da placa supragengival (CPP). Foram selecionados 30 indivíduos com periodontite crônica e, posteriormente, distribuídos aleatoriamente em dois grupos terapêuticos: controle (RAR) e teste (RAR + CPP). Os exames clínicos (índice de placa, índice gengival, profundidade de sondagem, nível clínico de inserção, sangramento à sondagem e supuração) e microbiológico (Teste BANA) foram realizados no momento inicial, 40 e 60 dias após a terapia de RAR. A terapia de RAR foi realizada em 21 dias e o CPP foi iniciado juntamente com a RAR, duas vezes semanais, e prosseguiu durante 40 dias após o término desta. Os parâmetros clínicos foram reduzidos significativamente aos 60 dias pós-terapia em ambos os grupos terapêuticos (p6 mm) no grupo CPP tiveram melhores resultados em relação à redução do acúmulo de placa e na profundidade de sondagem em comparação ao grupo controle. Ambas as terapias levaram a melhora microbiológica durante o período experimental (p0,05). Em conclusão, a combinação do CPP com a RAR promove benefícios clínicos em comparação com a RAR isolada.
Biblioteca responsável: BR97.1