Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lumiracoxib for acute postoperative dental pain: a systematic review of randomized clinical trials / Lumiracoxibe para dor dental aguda e pós-operatória: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados

Silva, Ricardo Carvalho Lopes; Riera, Rachel; Saconato, Humberto.
São Paulo med. j ; 129(5): 335-345, 2011. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-604794
CONTEXTO E

OBJETIVO:

O lumiracoxibe é um anti-inflamatório que tem sido utilizado no tratamento de dor dental aguda, principalmente no cenário pós-cirúrgico, no qual níveis mais elevados de dor e desconforto são sentidos durante as primeiras 24 horas. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia e a segurança do lumiracoxibe no tratamento da dor dental aguda e pós-operatória. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Revisão sistemática desenvolvida no Centro Cochrane do Brasil, Universidade Federal de São Paulo.

MÉTODOS:

Foi realizada busca eletrônica nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Embase. Também foi realizada busca manual. Apenas ensaios clínicos randomizados foram incluídos e foram selecionados e avaliados por dois pesquisadores quanto ao risco de viés.

RESULTADOS:

Foram incluídos três ensaios clínicos com 921 participantes. O lumiracoxibe 400 mg mostrou menor tempo de início de analgesia que o lumiracoxibe 100 mg, celecoxibe 200 mg e ibuprofeno de 400 mg. Não houve diferença entre lumiracoxibe 400 mg e rofecoxibe 50 mg. Em dois estudos o tempo médio de início de analgesia para o placebo não foi estimado, pois o número de participantes que a alcançou foi pequeno.

CONCLUSÃO:

Há evidências, com moderado risco de viés, que recomendam o uso de lumiracoxibe para a dor dental aguda e pós-operatória. No entanto, os efeitos adversos não são completamente conhecidos. Considerando que o lumiracoxibe está disponível em apenas três países, provavelmente a realização de pesquisas futuras será rara e desestimulada.
Biblioteca responsável: BR1.1