Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiological evaluation of peracetic acid for disinfection of acrylic resins / Avaliação microbiológica de ácido peracético na desinfecção de resinas acrílicas

Stopiglia, Cheila Denise Ottonelli; Carissimi, Mariana; Scroferneker, Maria Lúcia; Fortes, Carmen Beatriz Borges.
Rev. odonto ciênc ; 26(3): 238-241, 2011.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-611677

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do ácido peracético (PAA) na desinfecção de resinas acrílicas dentais experimentalmente contaminadas com Candida albicans, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

METODOLOGIA:

Quinze corpos de prova (CP) foram utilizados para cada tipo de resina (termopolimerizáveis, autopolimerizáveis e ativados por energia de micro-ondas). Cada CP foi colocado em um tubo teste com meio de cultura contendo uma suspensão de cada microrganismo e incubado. Posteriormente, os CP foram lavados e transferidos para outros tubos contendo 50 mL de água por 5 minutos, em 0,2 por cento de ácido peracético por 5 min ou em glutaraldeído por 30 minutos, plaqueados em ágar de cultura e incubados. O crescimento microbiano foi determinado por contagem de colônias após o plaqueamento.

RESULTADO:

O crescimento de Candida albicans foi inibido nos tratamentos com ácido peracético e glutaraldeído. O número de colônias nas resinas tratadas com solução salina foi superior a 10(5) UFC/mL. Nas resinas infectadas com E. coli, S. aureus e P. aeruginosa, o crescimento das colônias não foi inibido nas resinas tratadas com salina e ácido peracético, mas foi totalmente inibida pelo glutaraldeído.

CONCLUSÃO:

A desinfecção com ácido peracético inibiu efetivamente o crescimento de C. albicans em todas as resinas acrílicas.
Biblioteca responsável: BR97.1