Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Iniquidades raciais em saúde bucal no Brasil / Racial inequity in oral health in Brazil

Guiotoku, Sandra Katsue; Moysés, Simone Tetu; Moysés, Samuel Jorge; França, Beatriz Helena Sottile; Bisinelli, Júlio Cezar.
Rev. panam. salud pública ; 31(2): 135-141, feb. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-620109

OBJETIVO:

Identificar iniquidades raciais em saúde bucal entre grupos de pessoas adultas autodeclaradas como brancas, pretas ou pardas no Brasil.

MÉTODOS:

Foram utilizados dados secundários obtidos da base de dados da pesquisa nacional sobre a condição de saúde bucal da população brasileira (SB Brasil 2002-2003). Inicialmente, foi realizado um estudo transversal para comparar as variáveis de desfecho cárie, perda dental, dor de origem dentária e necessidade de prótese por grupo de raça/cor para uma amostra de 12 811 adultos de ambos os sexos, na faixa etária de 35 a 44 anos. Na segunda etapa, realizou-se um estudo ecológico com dados agregados por estado brasileiro para contextualizar as iniquidades raciais para uma população de 6 918 negros, agregando pretos e pardos, analisando a correlação entre os desfechos em saúde bucal estudados na primeira fase e os indicadores de desenvolvimento humano e concentração de renda.

RESULTADOS:

Diferenças significativas foram observadas entre os grupos de raça/cor para todos os desfechos de saúde bucal analisados (P < 0,01). Foram encontradas correlações entre desfechos em saúde bucal e indicadores ligados ao perfil de desenvolvimento humano, renda média familiar e desigualdade de renda por estado brasileiro para o grupo de negros.

CONCLUSÕES:

Os resultados evidenciaram iniquidades raciais em saúde bucal no Brasil em todos os indicadores analisados (cárie, perda dentária, dor e necessidade de prótese), com maior vulnerabilidade da população negra (pretos e pardos) em relação aos brancos. Fatores contextuais relacionados ao perfil de desenvolvimento humano, à distribuição de renda e ao acesso a políticas de cuidado em saúde parecem ter papel essencial na caracterização da vulnerabilidade de grupos populacionais a agravos em saúde bucal.
Biblioteca responsável: BR1.1