Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perda de corte da lima protaper quanto a esterilização e número de uso / Analysis the cutting loss of instruments protaper in relation the number of use and effect of sterilization

Haddad Filho, Miguel Simão; Habitante, Sandra Marcia; Rosa, Luiz Carlos Laureano da; Salum, Graziela; Almeida, Edison Tibagy Dias Carvalho; Medeiros, João Marcelo Ferreira de.
Rev. odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online) ; 23(3)set.-dez. 2011. graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-621685

Objetivo:

Este estudo propõe-se avaliar a perda de corte do instrumento rotatório ProTaper® em função do número de uso e esterilização em autoclave.

Método:

Foram estudados 10 canais simulados de resina acrílica transparente com ângulo de curvatura de 45º, valendo-se de instrumentos Protaper® de numeração S1, S2, F1, F2 e F3, substituindo o Sx pelas brocas de Largo #1. Os blocos foram pesados em balança analítica digital, anotando-se o peso inicial. A seguir, houve o preparo com motor elétrico Endo Pro-Torque® da Driller com reverso automático submetido ao ajuste e controle da velocidade em 350 rpm, torque de 1N, com engate para contra-ângulo modelo Kavo®, tomando-se o cuidado de padronizar o tempo de ação de cada instrumento em 3 minutos. Usou-se o creme de Endo-PTC durante o preparo do canal simulado e após seu tempo de ação, lavava-se o canal com hipoclorito de sódio. Depois, o bloco era lavado com detergente neutro, seco com gaze, canal aspirado, seco com cone de papel absorvente, pesado, anotando-se o peso final. A cada uso as limas rotatórias eram limpas com gaze embebido em álcool e, posteriormente, lavadas com detergente neutro e secas também com gaze e levadas em envelope descartável para processo de esterilização em autoclave com ciclo de 20 minutos.

Resultados:

Os instrumentos utilizados perderam a sua capacidade de corte em função do número de uso.

Conclusão:

O instrumento perde a capacidade de corte em função do uso, e só a partir do sé¬timo uso, o instrumento ProTaper® perde consideravelmente sua efetividade, recomendando-se seu descarte
Biblioteca responsável: BR1.1