Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

In vitro susceptibility of oral Candida albicans strains to different pH levels and calcium hydroxide saturated aqueous solution

Weckwerth, Paulo Henrique; Carnietto, Cristiane; Weckwerth, Ana Carolina Villas Boas; Duarte, Marco Antonio Hungaro; Kuga, Milton Carlos; Vivan, Rodrigo Ricci.
Braz. dent. j ; 23(3): 192-198, 2012. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-641586
Candida albicans está presente na cavidade oral e em todo trato digestivo de humanos e outros animais, podendo estar relacionada a fracassos do tratamento endodôntico. O presente trabalho determinou a incidência de C. albicans na cavidade oral e a susceptibilidade das amostras isoladas frente a diferentes valores de pH e à solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio em pH 12,5. Sessenta e cinco pacientes atendidos na Clínica de Endodontia da Universidade Sagrado Coração participaram da pesquisa. As amostras coletadas foram cultivadas em meios seletivos para C. albicans. As cepas isoladas foram testadas quanto a resistência ao pH alcalino e à solução saturada de hidróxido de cálcio. Frente às variáveis de tempo, a viabilidade das leveduras foi avaliada pelos métodos da cultura sobre ágar Sabouraud e de fluorescência pela técnica do diacetato de fluoresceína e brometo de etídio. Foram isoladas 30 linhagens de C. albicans coletadas da cavidade oral dos pacientes. Quando em contato com a solução de hidróxido de cálcio as leveduras foram totalmente inviabilizadas após 48 h de exposição. Quando expostas ao caldo de cultura alcalinizado as leveduras mantiveram-se viáveis em pH 9,5 e 10,5 por até 7 dias. Em conclusão, C. albicans pode ser completamente inibida pelo contato direto com solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio após 48 h de exposição.
Biblioteca responsável: BR1.1