Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores Associados ao Desmame Precoce em Mães Assistidas por Serviços de Puericultura de Florianópolis/SC / Associated Factors in the Early Weaning in Mothers Assisted by Infantile Nursing Service in Florianopolis/SC

Giuliani, Núbia de Rosso; Oliveira, Joecí de; Traebert, Jefferson; Santos, Bianca Zimmermann; Bosco, Vera Lúcia.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-655294

Objetivo:

identificar a prevalência do desmame precoce (aleitamento materno exclusivo <6 meses) entre mães de crianças de seis a 12 meses de idade, em acompanhamento de puericultura no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU - UFSC) e na Unidade de Saúde do Saco Grande II (USSGII) em Florianópolis/SC e verificar sua associação com variáveis maternas e do lactente.

Método:

estudo transversal de características descritivas e analíticas, realizado a partir de entrevistas aplicadas a 200 mães que realizaram consultas de puericultura nestas duas unidades de serviço público de saúde de Florianópolis, entre janeiro e abril de 2005. Utilizou- se o teste exato de Fisher ou qui-quadrado para análise univariada, e as variáveis que apresentaram p<0,20 foram incluídas num modelo de regressão logística múltipla para testar a independência entre elas, considerando estatisticamente significativo um valor de p≤0,05.

Resultados:

o aleitamento materno (AM) foi realizado por 196 (98%) mulheres e o desmame foi precoce em 160 (81,6%) delas. As variáveis mãe ter até 26 anos de idade (OR 2,9; 95% IC 1,2-6,9; p=0,015), realizar pré-natal na USSG II (OR 3,3; 95% IC 1,1-9,5; p=0,029), o bebê não mamar no peito na primeira hora de vida (OR 3,6; 95% IC 1,4-9,5; p=0,008) bem como, o trabalho materno nos primeiros seis meses após o parto (OR 6,0; 95% IC 2,3-15,8; p<0,001), mostraram-se associadas ao início do desmame precoce independentemente das outras variáveis estudadas.

Conclusão:

a taxa de amamentação exclusiva na amostra estudada está aquém do preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Houve associação, independentemente de outras variáveis, entre o desmame precoce com trabalho e idade maternos, local de pré-natal e tempo decorrido para a primeira mamada
Biblioteca responsável: BR1264.1