Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito comparativo entre clonixinato de lisina e paracetamol no controle da dor pós-exodontia / Comparison between lysine and paracetamol for post tooth extraction pain control

Amorim, Klinger de Souza; Ayres, Lucas Celestino Guerzet; Cunha, Rafael Soares da; Souza, Liane Maciel de Almeida; Paixao, Mônica Silveira; Groppo, Francisco.
Rev. dor ; 13(4): 356-359, out.-dez. 2012. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-660997
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

A exodontia é praticada desde os primórdios da humanidade como forma de resolver cirurgicamente os problemas dentários. Porém, como todo procedimento cirúrgico, ela promove um processo inflamatório reacional que se apresenta clinicamente com dor. Muitos fármacos têm sido usados no intuito de minimizar o desconforto pós-operatório, porém um protocolo para o seu controle ainda não está estabelecido. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito analgésico do clonixinato de lisina e paracetamol no controle de dor pós-exodontia.

MÉTODO:

Estudo duplamente encoberto e randomizado com 40 pacientes atendidos no Ambulatório de Cirurgia I no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (DOD/UFS) que necessitaram de extrações por via alveolar em hemiarcadas diferentes utilizando clonixinato de lisina (125 mg) três vezes ao dia ou paracetamol (750 mg) quatro vezes ao dia, ambos por três dias no pós-operatório. A dor foi avaliada nas primeiras 24 e 48h com o uso da escala analógica visual. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos t de Student e de Friedman.

RESULTADOS:

Não houve diferenças estatisticamente significantes entre idade, em relação aos gêneros e em relação à intensidade da dor.

CONCLUSÃO:

Tanto o clonixinato de lisina como o paracetamol foi eficaz para o controle da dor pós-exodontia.
Biblioteca responsável: BR1.1