Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bilateral asymptomatic fibrous-ankylosis of the temporomandibular joint associated with rheumatoid arthritis: a case report

Cunha, Carolina Ortigosa; Pinto, Lívia Maria Sales; Mendonça, Luana Menezes de; Saldanha, Aline Dantas Diógenes; Conti, Ana Cláudia de Castro Ferreira; Conti, Paulo César Rodrigues.
Braz. dent. j ; 23(6): 779-782, 2012. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-662442
A Academia Americana de Dor Orofacial (AAOP) define anquilose da Articulação Temporomandibular (ATM) como restrição dos movimentos devido à adesão fibrosa intracapsular, alterações fibrosas nos ligamentos capsulares (fibroanquilose) e formação de massa óssea resultando na fusão dos componentes articulares (anquilose óssea). As características clínicas da Fibroanquilose são capacidade severamente limitada de abertura bucal geralmente sem dor e sem ruídos articulares, com marcada deflexão para o lado afetado e marcada limitação de movimentos para o lado contralateral. Uma variedade de fatores pode causar anquilose da ATM, como trauma, condições inflamatórias locais e/ou sistêmicas, neoplasias e infecção na ATM. A artrite reumatóide (AR) é uma dessas condições sistêmicas inflamatórias que pode afetar a ATM e causar anquilose. O objetivo desse estudo é apresentar um caso de uma paciente, diagnosticada com Fibroanquilose da ATM bilateral e assintomática associada à AR. Esse caso ilustra a importância de um exame clínico bem realizado com exames complementares pode levar a um diagnóstico correto de Fibroanquilose da ATM e da importância do diagnóstico diferencial em casos de abertura bucal restrita.
Biblioteca responsável: BR1.1