Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O início do desmame precoce: motivos das mães assistidas por serviços de puericultura de Florianópolis/SC para esta prática / Early weaning: motives for this practice of mothers attending an infant welfare service in Florianopolis/SC, Brazil

Giuliani, Núbia de Rosso; Oliveira, Joecí de; Santos, Bianca Zimmermann; Bosco, Vera Lúcia.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 12(1): 53-58, maio 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-663215

Objetivo:

Identificar as razões das mães de crianças de 6 a 12 meses de idade, em acompanhamento de puericultura na cidade de Florianópolis/SC, para a interrupção do aleitamento materno exclusivo (AME) antes do sexto mês pós-parto (início do desmame precoce).

Método:

Estudo transversal de características descritivas, realizado a partir de entrevistas guiadas por um questionário, aplicado a 100 mães que realizaram consultas de puericultura no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU - UFSC) e em outras 100 mulheres que o fizeram na Unidade de Saúde do Saco Grande II (USSGII), entre janeiro e abril de 2005, totalizando uma amostra de 200 mães. Os dados foram analisados e as variáveis classificadas em categorias através da análise do significado e redução das respostas. Em seguida foram organizados com o programa Epi Info 3.5 e apresentados por meio da estatística descritiva (distribuições absolutas e percentuais).

Resultados:

O aleitamento materno foi realizado por 98% da amostra; entre as mães que amamentaram, 18,4% realizaram aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do seu filho. O desmame foi iniciado de forma precoce por 81,6% das participantes, sendo que 46,2% dessas mães o fizeram motivadas por conceitos pessoais, 35,6% relataram algum problema relacionado à saúde do bebê, 27,5% em função dos múltiplos papéis desempenhados pela mulher-mãe, 19,4% alegaram algum problema orgânico pessoal e 18,7% o realizaram por orientação de alguém.

Conclusão:

A influência cultural e familiar, o trabalho materno e problemas de saúde da mãe e do bebê foram determinantes para o início do desmame precoce.
Biblioteca responsável: BR1264.1