Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ação anti-edematosa: arnica montana 6ch X diclofenaco de sódio 50 mg / Anti-edematous action: arnica montana 6ch X diclofenac sodium 50 mg

Souza, Liane Maciel de Almeida; Dantas, André Luiz Lisboa; Ribeiro, Artur de Oliveira; Ramacciato, Juliana Cama; Motta, Rogério Heládio Lopes.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-663256

Objetivo:

Avaliar a ação do medicamento homeopático Arnica montana 6 cH comparada ao Diclofenaco Sódico 50mg no controle do edema após remoção de terceiros molares inclusos.

Métodos:

O trabalho tratou-se de uma pesquisa experimental, cruzada, randomizada, duplo-cega, realizada em 30 alunos voluntários do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, com presença de dentes inclusos em bilaterais, perfazendo um total de 120 dentes, com indicação da mesma técnica cirúrgica exodôntica. Os grupos foram divididos em Grupo A os que usaram a Arnica Montana 6cH e Grupo D os que usaram Diclofenaco de Sódio 50mg. Para a mensuração do edema, foi utilizada uma fita métrica com a qual foram tomadas três medidas como referência 1) canto de olho ao tragus (CO-T); 2) canto de olho ao ângulo da mandíbula (CO-AM); 3) comissura labial ao tragus (CL-T). Estas foram realizadas quatro vezes sendo a primeira logo após o fim do procedimento cirúrgico, e as demais após 24h, 48h e 72h da cirurgia. O teste de Shapiro-Wilk foi usado para verificação da distribuição normal das variáveis. Nas variáveis que apresentaram dados paramétricos foi usado o teste de comparação de Student. Os dados foram considerados estatisticamente significantes quando p menor que 0,05.

Resultados:

No período de 48h pós-cirurgia, o edema foi mais marcante para ambos os grupos nos segmentos CO-AM e CL-T. Após 72h ocorreu uma regressão do edema para ambas as medicações testadas. O segmento que menos apresentou edema foi o CO-T para as duas medicações. O teste de Student mostrou que as medicações se equivalem na efetividade anti-edematosa (p maior que 0,05).

Conclusão:

O medicamento homeopático Arnica montana 6 cH possui eficácia no controle do edema pós-extração de terceiros molares inclusos. A Arnica montana 6cH quando comparada ao Diclofenaco de Sódio 50mg se mostrou equivalente no controle do edema pós-cirúrgico.
Biblioteca responsável: BR1.1