Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cariogenicidade do leite materno: mito ou evidência científica / Human milk cariogenicity: myth or scientific evidence

Lemos, Leticia Vargas Freire Martins; Correia, Marilia Ferreira; Spolidório, Denise Madalena Palomari; Myaki, Silvio Issáo; Zuanon, Angela Cristina Cilense.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-663292

Introdução:

A amamentação materna tem sido destacada como medida de promoção de saúde, fazendo parte da Política Nacional de Saúde, envolvendo o profissional da Odontologia, porém o leite materno tem sido sugerido como um fator de risco para o desenvolvimento da cárie precoce da infância.

Objetivo:

Buscar evidências científicas na literatura que comprovem ou refutem a afirmação de que o aleitamento materno está associado com a Cárie Precoce da Infância.

Método:

A partir da consulta das bases de dados Medline e SciELO, foram incluídos desde estudos laboratoriais a levantamentos epidemiológicos que relacionam o aleitamento materno com a presença da doença cárie. Os descritores utilizados para esta busca foram "breast feeding" e "dental caries". Constatou-se que não existem evidências científicas adequadas que demonstrem relação clara sobre a cariogenicidade do leite materno, em virtude da doença cárie ser multifatorial, o que a torna susceptível a presença de fatores confundidores, como por exemplo, a introdução precoce da sacarose a dieta do lactente e o início tardio de hábitos de higiene bucal. O aleitamento materno exclusivo deve ser estimulado pelo cirurgião dentista, uma vez que, além dos inegáveis benefícios para a saúde física e psicológica da criança, favorece um crescimento facial harmônico e previne o desenvolvimento de deglutição atípica e de maloclusões, em conjunto com a inserção precoce de hábitos de higiene e dieta não cariogênica.

Conclusão:

Não existem evidências científicas que suportem a afirmação de que o aleitamento materno está associado com a Cárie Precoce da Infância.
Biblioteca responsável: BR1264.1