Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Manifestações orais e maxilofaciais secundárias à bulimia nervosa: uma revisão sistemática / Oral and maxillofacial manifestations secondary to bulimia nervosa: a systematic review

Medeiros Júnior, Rui; Catunda, Ivson Souza; Silva, Igor Henrique Morais; Silva, Natália Fernanda de Araújo Sousa; Silva, Cláudio Heliomar Vicente da; Beatrice, Lucia Carneiro Souza.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-663293

Introdução:

A bulimia nervosa é um tipo de transtorno alimentar (fortemente associado à questão do padrão de beleza corporal contemporâneo) que atinge cerca de 1 a 2% da população, com maior prevalência no gênero feminino, apresentando uma gama de alterações importantes e características que acometem a região oral e maxilofacial.

Objetivo:

Realizar uma revisão da literatura a cerca das publicações sobre as manifestações bucomaxilofaciais secundárias à bulimia nervosa, demonstrando as alterações mais comuns e alertando o cirurgião-dentista para o diagnóstico precoce da doença.

Método:

54 artigos científicos indexados (Medline, Lilacs, Scielo e Ibecs) sobre bulimia nervosa, odontologia, erosão dentária e saúde bucal, entre 2005 e 2010, sofreram leitura crítica para aquisição de informações contidas de interesse ao estudo. Os artigos poderiam ser de revisão da literatura, relato de caso, série de casos ou pesquisa clínica. Foram excluídos aqueles artigos que não discorreram nem citaram pelo menos uma manifestação maxilofacial secundária a bulimia nervosa. Os resultados foram tabulados e estatisticamente tratados de forma descritiva.

Resultados:

Com base nos critérios de inclusão e exclusão, 31 artigos que falavam especificamente a cerca das manifestações bucomaxilofaciais secundárias à bulimia nervosa foram selecionados. Pôde-se notar um elevado número de publicações envolvendo revisões de literatura em comparação às pesquisas clínicas. O perfil epidemiológico dos pacientes revelou as mulheres adultas jovens como grupo de risco, associado às mais prevalentes manifestações como erosão e sensibilidade dental, aumento no índice de cárie, mucosite, queilite e gengivite.

Conclusão:

As manifestações bucomaxilofaciais secundárias à bulimia nervosa podem acometer em graus variados as estruturas duras e moles desta região anatômica. Dentre todas as alterações, a erosão dental foi a mais prevalente em tecido duro e a mucosite em tecido mole.
Biblioteca responsável: BR1264.1