Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação dos debris produzidos após instrumentação pelos sistemas waveone e protaper em canais mesiais de molares inferiores / Comparison of hard-tissue debris produced by wave one and protaper instruments on mesial roots of mandibular molars.

Silva, Pablo A. A; Guimarães, Bruno M; Perochena, Aldo C; Pérez, Carolina A. F; Cavenago, Bruno C; Duarte, Marco A. H; Moraes, Ivaldo G.
ROBRAC ; 21(58)jul.-set. 2012. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-676055

Objetivo:

O preparo biomecânico tem como objetivo promover a limpeza, antissepsia e modelagem do sistema de canais radiculares favorecendo a eliminação de bactérias e seus produtos, tecido pulpar vivo ou degenerado, dentina, e debris dentinários contaminados, criando um espaço adequado para a obturação do sistema de canais radiculares. O presente estudo teve como objetivo comparar os sistemas Protaper e Waveone na produção de debris dentinários no interior do canal e a compactação de debris na região de istmos em raízes mesiais de molares inferiores. Material e

Métodos:

Foram selecionados 20 raízes mesiais de molares inferiores de dentes humanos. A instrumentação dos canais foi realizada com o sistema Protaper e WaveOne de acordo as especificações do fabricante. O volume de irrigante total empregado foi de 21 e 16 ml respectivamente. Em seguida, os dentes foram seccionados em planos transversais a 2,4 e 6mm do ápice e analisadas mediante estereomicroscopia com magnificação de 40 X. Qualquer material presente no interior do canal ou itsmo foi quantificado como debris.

Resultados:

Não houve diferença estatisticamente significante (p<0.05) na acumulação de debris em todas as secções. Protaper obteve maior porcentagem de limpeza de istmos em todas as secções,

Conclusão:

Os resultados sugerem que o volume de irrigação parece não ter influência na remoção de debris do interior do canal, mas sim na limpeza de istmos.
Biblioteca responsável: BR1.1