Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos cardiovasculares da anestesia local de prilocaína 3 por cento com felipressina e lidocaína 2 por cento em normotensos / Cardiovascular effects of local anesthetic prilocaine with felypressin 3 per cent and licocaine 2 per cent in normotensive patients

Perez, Flavio Eduardo Guillin; Rocha, Rodney Garcia; Carnaval, Talita Girio; Borsatti, Maria Aparecida; Allegretti, Carlos Eduardo.
RPG rev. pos-grad ; 18(3): 134-139, jul.-set. 2011. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-680244
Este estudo avaliou os efeitos cardiovasculares da anestesia via infiltrativa intrabucal de cloridrato de lidocaína a 2 por cento (20mg/mL) e cloridrato de prilocaína a 3 por cento (30 mg/mL) associado ao cloridrato de felipressina (0,03 U.1/mL) em pacientes normotensos. Foram selecionados 20 pacientes que sofreram dois procedimentos básicos de periodontia (RACR) bilateralmente, na região de molares superiores em consultas separadas com intervalo de uma semana. Na etapa de controle clínico foram monitoradas as pressões arterial sistólica (PAS), arterial distólica (PAD), arterial média (PAM) e a frequência cardíaca (FC) Ppor meio dos métodos oscilométrico e fotopletismográfico. Foram administrados dois tubetes na primeira sessão de Xilocaína 2 por cento (Grupo I) e dois tubetes de Citanest 3 por cento na última sessão (Grupo II). Os valores médios avaliados foram as nove etapas 1) semana anterior (20 minutos); 2) na sala de espera (5 minutos); 3) na cadeira odontológica (5 minutos); 4) segundo minuto durante a primeira anestesia local (AL); 5) quinto minuto após a remoção da agulha; 6) segundo minuto durante a segunda AL; 7) quinto minuto após a remoção da agulha; 8) durante a execução do porcedimento clínico; 0) cinco minutos em repouso. A análise de variância (ANOVA) demonstrou que a lidocaína isolada não diferiu significativamente (p maior que 0,01) com a prilocaína com felipressina em relação à PS, PD, PM e FC, e mesmo entre as etapas clínicas. Para essa dose e via de administração, ambas soluções se mostram seguras clinicamente.
Biblioteca responsável: BR501.1