Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A distância do pino intrarradicular ao ápice dentário influencia o grau de severidade da periodontite apical

Maia Filho, Etevaldo Matos; Veloso, Suzanni do Amaral Rodrigues; Rizzi, Cláudia de Castro; Lopes, Fernanda Ferreira; Souza, Erick Miranda.
Dent. press endod ; 1(2): 75-80, 2011. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-685800

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a distância da extremidade do pino intrarradicular ao ápice radiográfico (D) e o grau de periodontite apical(PA).

Métodos:

foram aleatoriamente selecionadas radiografias periapicais de boca total (14 radiografias periapicais) provenientes de pacientes que procuraram a clínica de Ortodontia do Centro Universitário do Maranhão (São Luis/MA, Brasil). A amostra foi composta pelos primeiros 270 dentes que apresentaram pinos (amostra de conveniência). A análise radiográfica foi realizada utilizando o Índice de Periodontite Apical (IPA). A regressão ordinal foi usada para testar a hipótese nula de que o grau de PA não varia em função de D. O odds ratio (OR) com intervalo de confiança de 95% (IC95%) foi calculado para estimar o risco de ocorrer IPA 4 e 5 em dentes comD≤5mm.

Resultados:

uma relação significativa entre De IPA foi detectada. Dentes com valores menores de D foram mais propensos a apresentar maiores valores de IPA (R2N=0,167, p<0,05). O risco de dentes com pinos com distância do ápice ≤5mm apresentarem IPA 4 e 5 foi2,82 vezes maior (OR=2,82, p<0,001, IC95% 1,6-4,76).

Conclusão:

a distância do pino radicular ao ápice dentário influenciou no grau de PA. Quanto mais próximo opino do ápice, mais alto foi o grau de periodontite apical.Dentes com distância do pino ao ápice menor ou igual a 5mm mostraram quase 3 vezes mais chances de apresentarem elevados índices de periodontite apical
Biblioteca responsável: BR510.1