Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência do veículo e do agente de irrigação na remoção de pastas de hidróxido de cálcio do canal radicular: análise em estereomicroscópio / Influence of vehicle and agent of irrigation in the removal of calcium hydroxide pastes for root canal: stereomicroscope analysis

Fraga, Sylvio de Campos; Marquizeppe, Gustavo Henrique; Duarte, Marco Antonio Húngaro; Weckwerth, Paulo Henrique; Vivan, Rodrigo Ricci.
Rev. Salusvita (Online) ; 31(2)2012. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-689456

Introdução:

A remoção de debris da medicação intra-canal da parededentinária se faz necessária para se alcançar melhor adaptação do material obturador. Se a medicação não é completamente removida, a sua presença pode comprometer a limpeza e permeabilidade alcançada pela irrigação final após a instrumentação.

Objetivo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do veículo e do protocolo de irrigação na remoção de pastas de hidróxido de cálcio.

Métodos:

utilizou-se 92 dentes uniradiculados que foram abertos e instrumentados empregando técnica progressiva e adotando lima tipo K #55 como instrumento de memória. Após o preparo biomecânico foi empregado EDTA a 17% durante 3 minutos e irrigação final com hipoclorito de sódio a 1% seguido de soro fisiológico. Dois dentes ao final foram clivados e analisados em estéreomicroscópio para verificação da remoção da smear layer (controle positivo). Os demais noventa dentes foram divididos em três grupos de 30 dentes cada em função da pasta, obedecendo ao seguinte G1 - Pasta Calen; G2 - Pasta Calen com PMCC; G3 - Pasta aquosa de clorexidina a 2%. Ao final os dentes foram radiografados para constatação do preenchimento em seguida foram armazenados por 15 dias em estufas a 37ºC. Ao final do período os dentes da cada grupo foram subdivididos em três subgrupos, em função do protocolo de irrigação final, como se segue Subgrupo A EDTA durante três minutos seguido da irrigação com hipoclorito de sódio a 1%; Subgrupo B EDTA durante três minutos seguida da irrigação com detergente aniônico; Subgrupo C EDTA durante três minutos seguida da irrigação com soro fisiológico. Após a irrigação final os dentes foram secos clivados e analisados em estereomicroscópio. Após a digitalização das imagens, foi mensurada a área em mm2 da área com a presença das pastas, por meio do software Image-J.

Resultados:

não houve diferença estatística na remoção das pastas do canal radicular, independente da solução irrigadora utilizada.

Conclusão:

conclui-se que nenhuma das soluções irrigadoras testadas foi capaz de remover as pastas do canal radicular de forma eficiente.
Biblioteca responsável: BR275.1