Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of different types of coronal flaring on the circularity and area of mandibular first molar mesial root canals / Efeito de diferentes tipos de preparo cervical na circularidade e na área de canais mesiais dos primeiros molares inferiores

Maia Filho, Etevaldo Matos; Rizzi, Cláudia de Castro; Carneiro Neto, José Martins; Queiroz, Rejane Christine de Sousa; Souza, Erick Miranda.
RGO (Porto Alegre) ; 61(2): 193-197, abr.-jun. 2013. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-689469

Objetivo:

Avaliar o efeito no preparo cervical da broca Gates-Glidden (GG), La Axxess (LA) e lima SX na área, circularidade e na espessura residual dentinária voltada para a região de furca de canais radiculares dos primeiros molares inferiores.

Métodos:

Foram utilizados canais mésio-vestibulares e os mésio-linguais de vinte e um primeiros molares inferiores. Os dentes foram incluídos em resina acrílica e após a abertura coronária foram seccionados 2mm abaixo da junção amelo-cementária. As secções foram fotografadas antes e após o preparo cervical usando GG n. 3, LA n. 1 e SX. A área, a circularidade e o remanescente de dentina voltada para a furca foram calculados com auxílio do programa computacional Image J.

Resultados:

Antes do preparo cervical os canais apresentaram 0,56mm2 (±0,37) para área e 0,31 (±0,08) para circularidade. Após o uso da GG, SX e LA os valores médios para área foram 0,68 mm2 (±0,20), 0,64 mm2 (±0,18) e 0,85 mm2 (±0,23) e para circularidade de 0,39 (±0,08), 0,35 (±0,08) e 0,39 (±0,06), respectivamente. Houve diferença estatística significante entre a área para LA e SX (p<0,05). Não houve diferença para à circularidade (p>0,05) e nem para à espessura residual de dentina da furca (p>0,05).

Conclusão:

O preparo cervical realizado com diferentes instrumentos apresentou adequada segurança sendo que a lima SX apresentou os menores valores de área. A circularidade e a quantidade de dentina residual na região de furca não foram influenciadas pelos diferentes instrumentos. Nenhum instrumento resultou em valores de circularidade maior que 0.5.
Biblioteca responsável: BR1354.1