Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do programa INCLUSP através do desempenho escolar, visando disciplinas básicas e específicas / Analysis of Inclusp program through school performance seeking basic and specific subjects

Nabeshima, Cleber Keiti; Machado, Manoel Eduardo de Lima; Martins, Guilherme Henrique Rosa; Coto, Neide Pena; Dias, Reinaldo Brito e.
RPG rev. pos-grad ; 18(4): 219-223, Out.-Dez. 2011. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-693932
Com a grande evolução tecnológica através do conhecimento e desenvolvimento do raciocínio lógico, hoje já é possível o ensino à distância em qualquer parte do mundo sob os mais diversos aspectos e metodologias de ensino. Visando a inclusão social de alunos menos favorecidos diversos programas vêm sendo desenvolvidos pelo governo associado às instituições de rede pública ou privada. A Universidade de São Paulo lançou em 2006 o programa INCLUSP, o qual visa ampliar o número de estudantes provenientes de escola pública à Universidade. O aluno que fez todo seu ensino médio em rede pública pode obter inscrição gratuita para o vestibular; somar até três pontos de bônus à nota, dependendo de outras avaliações (ENEM e PASUSP); após o ingresso pode contar com bolsa de apoio e incentivo para auxiliar sua permanência durante os estudos. Visto que no curso de Odontologia, as disciplinas chamadas básicas dadas no início do curso podem diferir das disciplinas ditas específicas em Odontologia dadas após cumprimento dos créditos básicos, seria viável estabelecer a relação de desempenho entre as disciplinas de diferentes naturezas. O objetivo deste estudo foi analisar a evolução dos primeiros alunos ingressantes pelo programa, levando-se em consideração as disciplinas básicas e específicas; além de fazer uma comparação entre os ingressantes pelo programa INCLUSP e pelo vestibular tradicional em 2007, 2008, 2009 e 2010 durante seu primeiro semestre de curso. Concluiu-se que o desempenho de alunos ingressantes pelo programa INCLUSP e pelo vestibular tradicional nos anos de 2007 a 2010 foram similares, e a comparação entre disciplinas básicas e específicas dos ingressantes INCLUSP 2007 mostrou que somente o curso integral obteve diferença entre as disciplinas.
Biblioteca responsável: BR97.1