Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temporo-mandibular disorders are an important comorbidity of migraine and may be clinically difficult to distinguish them from tension-type headache / Desordens temporomandibulares sao comorbidade importante da migranea e podem ser clinicamente dificeis de distinguir da cefaleia tipo tensional

Silva Junior, Ariovaldo Alberto da; Brandao, Karina Viana; Faleiros, Bruno Engler; Tavares, Rafael Mattos; Lara, Rodrigo Pinto; Januzzi, Eduardo; Carvalho, Anisio Bueno de; Carvalho, Eliane Maria Duarte de; Gomes, Joao Bosco Lima; Leite, Frederico Mota Goncalves; Alves, Betania Mara Franco; Gomez, Rodrigo Santiago; Teixeira, Antonio Lucio.
Arq. neuropsiquiatr ; 72(2): 99-103, 02/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-702550
A diferenciação clínica entre as cefaleias primárias e as disfunções temporomandibulares (DTM) pode ser desafiadora.

Objetivos:

Investigar a relação entre DTM e cefaleias primárias conduzindo uma avaliação face a face entre pacientes de um centro de dor orofacial e de um centro terciário de cefaleia.

Método:

A amostra consistiu de 289 indivíduos avaliados consecutivamente em um centro terciário de cefaleia e 78 indivíduos de uma clínica orofacial.

Resultados:

A migrânea foi diagnosticada em 79,8% dos pacientes do centro de cefaleia e 25,6% dos pacientes do centro de dor orofacial. A cefaleia do tipo tensional esteve presente em 20,4% e 46,1%, enquanto as DTM dolorosas ocorreram em 48,1% e 70,5% respectivamente (p<0,001).

Conclusão:

DTM é uma comorbidade importante da migrânea e difícil de distinguir clinicamente da cefaleia do tipo tensional, tanto que esta cefaleia foi mais frequente no centro odontológico do que no centro médico. .
Biblioteca responsável: BR1.1