Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil e produção científica dos pesquisadores brasileiros do CNPq em Periodontia / Profile and scientific production of Brazilian researchers of CNPq in Periodontics

Souza, João Gabriel Silva; Popoff, Daniela Araújo Veloso; Torres, Silvério de Almeida Souza; Mourão, Frederico Rodrigues; Martelli Junior, Hercílio; Moreira, Allyson Nogueira; Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima.
Perionews ; 8(2): 172-178, mar.-abr. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-713842

Introdução:

indicadores bibliométricos apontam para mudanças na produção científica, evidenciando sua expansão internacional e nacional.Em comum às demais áreas da saúde, a investigação científica em Periodontia está aumentando exponencialmente.

Objetivo:

avaliar o perfil e a produção científica de pesquisadores brasileiros na área de Periodontia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Metodologia:

estudo de caráter transversal, observacional e descritivo, utilizando-se de dados secundários. Informações relativas ao perfil e produção científica dos pesquisadores da área de Periodontia foram coletadas a partir de consultas ao currículo Lattes de todos os pesquisadores bolsistas de produtividade na área de Odontologia. A produção científica considerada correspondeu ao biênio 2011/2012.

Resultados:

a amostra de estudo foi composta por 32 pesquisadores, sendo a maioria do sexo masculino (65,6%), pertencente à categoria 2 de bolsa (75%), especialistas (56,3%) e atuantes, sobretudo, no estado de São Paulo (71,9%). A maioria (71,9%) concluiu o doutorado entre 11 e 20 anos atrás e em instituições brasileiras (84,4%). Universidades paulistas respondem pela graduação da maioria. Maiores médias (10,31) de publicação em periódicos Qualis A internacional, de capítulos de livro (2,31) e de orientações de mestrado (3,50) foram observadas.

Conclusão:

a maioria dos pesquisadores de Periodontia é do sexo masculino, encontra-se no estado de São Paulo e concluiu seu doutorado há mais de uma década. Periódicos Qualis A internacional respondem pela maioria de suas publicações e orientações de mestrado pela principal formação de recursos humanos. Tais achados indicam relevante contribuição desses pesquisadores para a produção odontológica nacional.
Biblioteca responsável: BR510.1