Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Debridamento foraminal no protocolo de atendimento dos endodontistas / Foramen debridement in the protocolof attendance of endodontists

Carvalho, Laurentina Santos de; Guimarães, Carolina dos Santos; Santos, Roberto Alves dos; Pinheiro, Jose Thadeu.
Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre ; 53(2): 15-18, maio-ago. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-719534

Introdução:

A Endodontia sofreu a influencia de uma variedade de conceitos e filosofias, que caracterizaram os diferentes períodos da sua evolução. O desbridamento do forame é um procedimento endodôntico que visa à limpeza passiva do canal cementário e pode ser considerado como um exemplo pertinente de temas controversos na endodontia.

Objetivo:

avaliar as atitudes dos endodontistas na realização do desbridamento foraminal nos casos de necrose pulpar com e sem lesão periapical e qual momento consideram oportuno para a realização desta manobra operatória.

Materiais e métodos:

A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário para verificar o conhecimento dos endodontistas de Pernambuco Brasil, acerca do desbridamento foraminal. No questionário constatavam informações gerais de identificação e específicas do procedimento de desbridamento foraminal e da sua realização durante o preparo biomecânico de canais radiculares diagnosticados com Necrose pulpar com ou sem lesão periapical visível radiograficamente.

Resultados:

A taxa de resposta, de uma amostra de 115 profissionais, foi de 63,5%. A maioria dos especialistas tinha mais de 20 anos de formados (49,5%) e quando perguntados se realizam o desbridamento foraminal 97,3% responderam que sim. Quanto à situação clínica em que realizam o desbridamento foraminal apenas 25,3% responderam em todos os o tratamentos endodônticos e 54,9% em todos os casos de necrose.

Conclusão:

desbridamento foraminal está consolidado nos protocolos endodônticos deespecialistas de Pernambuco.
Biblioteca responsável: BR541.1