Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade antibacteriana in vitro de pastas de hidróxido de cálcio associadas à bioprodutos frente a linhagens gram positivas e gram negativas / Antibacterial activity in vitro of calcium hydroxide paste associated to bioproducts against on Gram-positive and Gram-negative strains

Greatti, Vanessa Raquel; Weckwerth, Paulo Henrique; Sabino, Isabela Tomazini; Vivan, Rodrigo Ricci; Duarte, Marco Antonio Hungaro; Neves, Fernando Tozze Alves.
Rev. Salusvita (Online) ; 32(3)2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-721631

Introdução:

o hidróxido de cálcio Ca(OH)2 em endodontia, tem sido utilizado em pulpotomias, tratamento de perfurações radiculares, como componente de cimentos obturadores e como medicação intracanal, sendo que quando utilizado nesta última situação, é associado a um veículo com a finalidade de se obter a consistência de pasta. Assim, diferentes veículos têm sido propostos para associação ao Ca(OH)2. A atividade antimicrobiana do Ca(OH)2 está relacionada a liberação de íons hidroxila. Apesar de sua ampla utilização, esta substância não tem demonstrado eficácia sobre algumas cepas de micro-organismos in vivo.

Objetivo:

o propósito da presente pesquisa foi avaliar a atividade antibacteriana in vitro de várias pastas de Ca(OH)2 associadas com bioprodutos contra linhagens ATCC de Enterococcus. faecalis, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli.

Métodos:

os testes de susceptibilidade bacteriana frente às pastas, aos bioprodutos na forma de extratos e aos géis foram realizados pelo método da difusão, sobre ágar Mueller-Hinton. Os dados foram submetidos a análise estatística, empregando-se o teste Kruskal-Wallis com nível de significância de 5 por cento. Resultados e Discussão a clorexidina, tanto a 1 por cento como a 2 por cento, mostrou grande atividade antibacteriana pura, na forma de gel e associada como veículo ao Ca(OH)2, estatisticamente significante (p<0,05). Todas as pastas de Ca(OH)2 revelaram efetividade contra todos os micro-organismos testados com exceção da pasta cujo veículo foi o óleo de alho. Frente ao St. pyogenes, somente as pastas de clorexidina 1 por cento e 2 por cento revelaram efetividade. As pastas de Ca(OH)2 cujos veículos puros revelaram atividade antibacteriana, não foram potencializadas para atividade antibacteriana.
Biblioteca responsável: BR275.1